ZaK - Configuração do Imposto Municipal

Esta característica permite calcular o imposto de turismo automaticamente. O valor calculado ainda pode ser corrigido manualmente a partir do detalhe da reserva.

↳ Link: ZaK > Configurações > Impostos > Imposto de cidade

☞ Docs:ZaK - Detalhe da reserva




No detalhe da reserva, você pode clicar na seção IMPOSTOS para verificar o imposto. Em alguns municípios, o cálculo do imposto municipal inclui parâmetros que a característica do Imposto Municipal não é capaz de calcular. Neste caso, o imposto deve ser calculado e inserido manualmente.

Além disso, este recurso permite gerar e verificar o relatório específico.

☞ Docs: ZaK - Relatório de Imposto municipal


Dentro da seção de Imposto Municipal, é necessário configurar o modelo de cálculo de seu município da seguinte forma:

1. Nome e Descrição


Antes de mais nada, você deve indicar o nome e a descrição que aparecerá em seus documentos:




2. Isenções e Reduções

O município poderia introduzir isenções ou reduções para algumas categorias de hóspedes. Há sempre uma isenção padrão que depende da idade e que você configura na regra (em cada reserva, ela é aplicada automaticamente se você inseriu os dados pessoais dos hóspedes). Aqui é possível criar qualquer outra isenção e aplicá-la manualmente a partir da página de reserva.



Abaixo você também pode criar reduções especificando nome e tipo de desconto: fixo ou percentual. Estas também terão que ser aplicadas manualmente a partir dos detalhes da reserva.



3. Período 


O imposto pode mudar durante o ano: ZaK permite que você atribua um cálculo a um período de tempo. É necessário adicionar mais períodos se o modelo de cálculo mudar ao longo do tempo: por exemplo, entre a alta e a baixa estação ou entre um ano e outro.

Ao criar um período, você também pode definir o limite de idade pelo qual o imposto deve ser pago (falamos sobre isso no ponto 2).

Observação: Se não houver isenção de idade, é necessário escrever 0 no limite de idade.




4. Regras


O modelo de cálculo para um período deve incluir uma ou mais regras. Uma única regra está relacionada a um "período de permanência", que é um número de dias a partir da data de chegada. Por exemplo, se a taxa turística for aplicada somente nas primeiras sete noites, é necessário adicionar a regra de 1 a 7. Se a primeira semana tiver um custo diferente da segunda semana, é necessário adicionar 2 regras: (de 1 a 7) e (de 8 a 14).

Caso o imposto seja sempre o mesmo e aplicado a cada dia da estadia (e não tenha um limite de duração), você tem que entrar com uma única regra do dia 1 até ∞.

Também os seguintes dados devem ser indicados na regra:

  • Modelo de preço: fixo ou percentual
  • Base de cálculo: por pessoa, por quarto ou por reserva. De acordo com esta caixa o custo é multiplicado pelo número de hóspedes ou pelo número de quartos.
  • Preço: caso o assunto seja "por pessoa", você pode diferenciar o custo para adultos ou crianças.  
  • Diário: se selecionado, o custo é multiplicado por diariamente na estadia, dentro do período da regra.



Aplicação do Imposto Municipal sobre a reserva



Uma vez configurado o recurso, um cálculo automático é sugerido no detalhe da reserva. A taxa de imposto ainda pode ser alterada manualmente em cada reserva, clicando na caixa IMPOSTOS e no lápis:



Se você precisar inserir uma isenção ou redução manualmente, clique em HÓSPEDES e depois no lápis. Em seguida, escolha a isenção/redução para os hóspedes que você deseja:




Tags