Antes de ativar o canal, recomendamos que você leia o artigo introdutório sobre conexões, onde são explicadas as operações preliminares e advertências importantes:
☞ Docs: Passos para ativar o Channel Manager
1. Adicionar o canal
Primeiro você precisa adicionar o canal clicando no +. Clique no link abaixo e siga as instruções nos próximos passos:
2. Inicialização do canal
Agora clique no nome Airbnb para entrar na página de configuração do canal e iniciar a inicialização do canal.
Dentro do canal você encontrará o botão START THE ACTIVATION PROCEDURE (INICIAR O PROCESSO DE ATIVAÇÃO).
NOTA: Antes de clicar nele, abra outra página e acesse seu perfil da Airbnb, na página do imóvel que você deseja conectar. Em seguida, clique no botão em ZaK:
Agora você será redirecionado para uma página da Airbnb onde deverá aceitar o compartilhamento de informações entre Airbnb e WuBook. Aceite os Termos de Serviço e depois clique em PERMITIR:
Agora você deverá ser redirecionado de volta para ZaK, na página de configuração do canal da Airbnb.
Uma vez inicializado o canal, o ID da conta Airbnb será exibido na parte superior esquerda, e todas as suas listas Airbnb serão listadas na seção "PRODUTOS"
3. Mapeamento das listagens
Na seção "PRODUTOS" você encontrará as listas que você já criou na Airbnb. Agora você deve associar a cada Airbnb listando o produto/tarifa ZaK específico. Os produtos em roxo são as listagens não mapeadas. Conforme você os associa, eles ficarão azuis, o que significa que eles estão à venda, administrados pela ZaK.
NOTA: As listagens não mapeadas (roxas) não serão automaticamente fechadas, elas apenas NÃO serão atualizadas.
Para associar um produto, clique no ícone branco próximo a ele:
4. Importar o arquivo de reservas da AirBnb (somente se você precisar)
! Esta operação deve ser feita SOMENTE se suas reservas na Airbnb ainda não estão na Zak !
Para baixar o arquivo de reservas da Airbnb, vá para a seção "IMPORTAR" e escolha as listagens para as quais baixá-las. Em seguida clique em "ARQUIVO DE IMPORTAÇÃO"
Neste ponto, o download de suas reservas da Airbnb terá início. Pode levar vários minutos. Você não precisa ficar na página, você pode continuar a trabalhar em ZaK e o download continuará.
5. Defina o preço para outras ocupações
Se você quiser vender seus quartos para diferentes ocupações, você precisa ir para a seção SETUP. Aqui selecione uma listagem (o procedimento deve ser repetido para cada listagem) e clique em "LOAD SETUP":
Você pode então definir a ocupação padrão para essa listagem e então escolher um extra para cada hóspede extra:
NOTA: Como você só pode escolher um preço para cada hóspede extra, recomendamos que você defina como padrão a ocupação mínima com a qual você vende aquela listagem.
Além disso, você pode definir outros parâmetros aqui, tais como a taxa de limpeza ou o adiantamento mínimo/máximo.
Apresentação da Airbnb
Fundada em 2008, a Airbnb é uma comunidade global que permite que as pessoas organizem viagens mágicas escolhendo onde ficar, que atividades fazer e quem encontrar.
A Airbnb aproveita a tecnologia de uma maneira única para facilitar a subsistência econômica de milhões de pessoas em todo o mundo, que podem rentabilizar seus espaços, paixões e talentos ao se tornarem empreendedores na indústria da hospitalidade.
O mercado de acomodações da Airbnb oferece acesso a milhões de acomodações em mais de 190 países e uma escolha de apartamentos, vilas, castelos, arborizados e B&Bs.
Com Experiências, os viajantes podem experimentar novas dimensões de seu destino, participando de atividades exclusivas organizadas por especialistas locais e, graças à colaboração com Resy em certos países, reservando mesas nos melhores restaurantes locais.
Tudo isso em uma plataforma intuitiva e agradavelmente projetada, disponível tanto como versão web quanto como um aplicativo para smartphone.
Os 10 destinos preferidos dos viajantes são os Estados Unidos, França, Itália, Espanha, Reino Unido, Japão, Canadá, Austrália, Alemanha e Portugal.
Os 10 principais países de origem dos viajantes são os Estados Unidos, França, Reino Unido, Alemanha, Austrália, Canadá, China, Espanha, Itália e Holanda.
A Airbnb cobra uma taxa de serviço (incluindo impostos, se aplicável) cada vez que uma reserva é concluída. Estas taxas são calculadas a partir do subtotal da reserva e são automaticamente deduzidas da taxa do anfitrião.
Para hotéis e acomodações tradicionais (B&Bs, albergues, etc.), a taxa de serviço é atualmente de 15% para permitir maior controle sobre o preço final pago pelos hóspedes.
Para os administradores de imóveis (PM), existem duas estruturas diferentes:
- Custo do serviço cobrado do hóspede. Elimina os custos para o anfitrião (até 20%). Os custos cobertos somente pelo anfitrião variam de 14% a 16% e os hóspedes terão uma taxa de serviço de 0 durante todo o processo de reserva.
- Custos compartilhados entre o anfitrião e o hóspede. Divide o custo do serviço entre o anfitrião e o convidado. Ao anfitrião são cobrados custos fixos de 3% a 5% (dependendo das condições de cancelamento escolhidas).
Para os administradores de imóveis que utilizam a antiga estrutura de comissão (Custos compartilhados entre o anfitrião e o hóspede), o valor da comissão depende da política de cancelamento escolhida e é diferente entre a Itália e outros países:
Itália
A Airbnb na Itália tem quatro opções diferentes com base na política de cancelamento que você escolher. Se você escolher a política de cancelamento "Flexível", a taxa é de 3%, "Moderado" é de 4%, e "Rígido" e "Super Rígido 30/60" é de 5%.
O pagamento será feito 24 horas após o check in. Você pode encontrar todos os detalhes clicando neste link
Outros países
A Airbnb tem duas taxas de serviço diferentes, baseadas na política de cancelamento que você escolher: 3% e 5%.
Se for escolhida a política de cancelamento 'Flexível', 'Moderado' ou 'Estrito', a taxa é de 3% e o pagamento será feito 24 horas após a chegada do hóspede.
Se for escolhida a política de cancelamento 'Super Estrita', a comissão aumentará para 5%. Você pode então escolher ser pago 30 ou 60 dias antes da chegada do hóspede. Se o hóspede cancelar antes dos 30 ou 60 dias, ele receberá 50% do dinheiro e os 50% restantes serão reembolsados ao hóspede. Você pode encontrar todos os detalhes clicando neste link.
A WuBook é uma parceira da Airbnb e tem o prazer de oferecer a seus clientes uma conexão XML bidirecional completa, com uma das tecnologias mais avançadas disponíveis no mercado atualmente.
Existem diferentes tipos de informações e dados compartilhados entre a WuBook e a Airbnb: no entanto, nem todas essas informações são compatíveis com o sistema.
Informações Compatíveis
-Fotos
-Descrições
-Preços por quarto
-Disponibilidade
-Estadia mínima
-Reservas pendentes via VRMS
-Extras que aparecerão como descrição adicional
-Limpeza e depósito final se necessário
-Modificações às reservas existentes
-Datas em que o Check-In e o Out são permitidos
Novo modelo de tarifas em vigor a partir de 7 de dezembro de 2020
A Airbnb está passando para um modelo simplificado de pagamento dos serviços Airbnb para hosts (hosts) conectados via software de terceiros, ou seja, um Channel Manager.
A partir de 7 de dezembro de 2020, a maioria de nossos anfitriões que têm listas conectadas através do Channel Manager mudará para um modelo de pagamento de comissão apenas para anfitriões, chamado de "preço simplificado".
Vamos ressaltar que esta mudança é interna na Airbnb: foi decidida pela Airbnb e rege a relação entre os anunciantes anfitriões e a Airbnb.
A Wubook não tem parte na cobrança das comissões da Airbnb, nem na determinação de sua porcentagem, nem recolhe parte dessas comissões.
Descrevemos neste parágrafo, puramente para conveniência de nossos clientes mútuos, uma relação que diz respeito exclusivamente à Airbnb e seus clientes anfitriões.
O que está mudando
Hoje, os anfitriões conectados ao software podem escolher entre 2 modelos de pagamento para os serviços Airbnb:
- - " tarifa compartilhada", ou seja, pagamento de taxas de serviço compartilhadas entre o anfitrião e os hóspedes;
- "tarifa simplificada" com toda a taxa de serviço paga pelo anfitrião.
Após 7 de dezembro de 2020, não será mais possível para a maioria dos anfitriões conectados ao software compartilhar o pagamento de comissões com os hóspedes.
A " tarifa compartilhada" só permanecerá disponível para os anfitriões conectados por software com a maioria de suas listas nos Estados Unidos, Canadá, México, Bahamas, Argentina, Taiwan e Uruguai.
Isto significa que:
- O modelo de custo de serviço será alterado para anfitriões conectados a um Channel Manager, a menos que a maioria de suas listagens esteja nos Estados Unidos, Canadá, México, Bahamas, Argentina, Taiwan e Uruguai.
- A Airbnb deduzirá uma taxa de serviço de hospedagem de 15% de cada pagamento, e não cobraremos uma taxa de serviço de hospedagem.
- As reservas existentes não serão afetadas, mas esta alteração se aplicará a todas as reservas feitas após 7 de dezembro de 2020.
-- Os hóspedes que já utilizam o modelo de "tarifa simplificada" terão uma taxa de serviço de 14% até 1º de janeiro de 2021. Após essa data, a taxa de serviço aumentará para 15%.
Por que a Airbnb está fazendo estas mudanças
O modelo de tarifa simplificada dá aos anfitriões mais controle sobre os preços finais que os hóspedes pagam. Os anfitriões definem o que eles querem que os hóspedes paguem, e nenhum custo adicional é acrescentado ao preço final.
Desde que começamos a oferecer tarifas simplificadas, vimos que os anfitriões que as utilizaram, e têm preços competitivos em todos os websites, aumentaram suas reservas em uma média de 17%*. Também proporciona uma melhor experiência para os hóspedes, que preferem reservar lugares que não têm um custo adicional.
Neste documento fornecido pela Airbnb você encontrará mais detalhes e dicas para que os anfitriões atualizem seus preços para que os ganhos não mudem.
Se você tiver alguma dúvida, não hesite em entrar em contato com o departamento de atendimento ao cliente da Airbnb.